sábado, julho 10, 2010

Circuito Popular de Corrida de Rua da Cidade de São Paulo 2010


HORÁRIO DE REALIZAÇÃO E ATRASO NA LARGADA PREJUDICOU DIVULGAÇÃO DOS ATLETAS!

Até as 17:30hs, horário divulgado para dar a largada, os atletas nem tinham o pelotão formado, as 17:40hs inicia o aquecimento e somente as 17:45hs foi dada a largada no autódromo de Interlagos, horário que os atletas deveriam estar se aproximando da linha de chegada, o tempo nebuloso, parecia chover e rapidamente a escuridão da noite tomou conta da região, acabando com a beleza das curvas por onde os atletas passariam.

Cheguei ao local da largada por volta das 17:00hs, tranquei a minha bicicleta, tomei algumas informações sobre o percurso e seguir na escolha do cenário perfeito, esperei, esperei e continuei a esperar, a noite chegou e nada! Pensei que estava perdido meio às curvas do autódromo, de fundo, ouvia, ouvia e ouvia a locutora do evento repetir várias vezes os mesmos assuntos atropelando o horário divulgado para a largada.

Depois de tanto, já estava desistindo da cobertura e voltei para o ponto de largada quando ouvir, finalmente às 17:45hs, não! Não foi o grito de largada, para desespero daqueles que cumprem horário com responsabilidade e profissionalismo, iniciou-se uma desnecessária CONTAGEM REGRESSIVA de 5, 4, 3, 2, 1, e gloria DEUS, foi dada a largada, ninguém merece ter que correr 5 km depois de um chá de fica sentado nos pés.

No final da competição, os atletas ainda foram alertados que não haveria músicas após a chegada, pois a organização estaria sujeita a pagar multa de aproximadamente R$ 460 reais, veja o quanto alguns minutos perdidos faz muita falta no resultado final, por conta da escuridão e o corre-corre dos membros da organização, uma das fitas de isolamento que separava os atletas que já tinha chegado dos que ainda chegavam se soltou, como estava um pouco ventando ela se espalhou na pista, (fiquei torcendo que ela não enrolasse nos pés de nenhum atleta, queria ir lá e recolher, mas, teria que cruzar e pista, não dava por que os atletas chegavam rapidamente na reta final, não podia correr o risco de provocar o meu próprio atropelamento e colocar alguns atletas em risco, finalmente alguém do outro lado recolheu e nenhum atleta se enroscou na fita), ainda bem!

Quanto à iluminação na chegada, realmente nos deixou a desejar, o único refletor posicionado na chegada estava localizado a uns 100 metros antes da chegada, sabemos que o evento não foi em nível de provas de alto renome, mas poderia... Bastando apenas levar em consideração alguns detalhes que particularmente considero importantes, já que o intuito do evento era difundir a prática esportiva trazendo mais oportunidade para os cidadãos de São Paulo, o evento deveria ser iniciado num horário com luz natural, já que todo percurso ocorreu entre as maravilhosas curvas do autódromo de Interlagos.

Vendo as fotos do percurso com iluminação natural com as feitas a noite, muita coisa foram perdidas, e uma delas foi a visibilidade dos atletas num cenário exuberante que é o local. Pensando na divulgação dos atletas, lamentamos muito, pelo atraso na largada o que diretamente prejudicou todo processo de natural de captura de imagens.

Esperamos que os organizadores possam no próximo evento, escolher um horário um pouco mais sedo, de modo que venha proporcionar que os atletas possam usufruir de apoios colaborativos como o que estamos acostumados a oferecê-los!